Os atrativos turísticos de Macaé

Macaé fica situada na região norte fluminense do Rio de Janeiro. Tem uma beleza que é sem igual, numa antiga vila de pescadores, ficando a 180 Km de distância da cidade carioca. Os seus maiores atrativos são as suas praias e por ser considerada como a Capital Nacional do Petróleo. Sua importância também é grande na indústria de óleo ou de gás e com muitas opções para o seu lazer.
Há nessa região grandes áreas que são verdes e muitas praias que são longas, muitas lagoas, serras, cachoeiras e muita tranquilidade. Macaé cresce num ritmo bem acelerado, com um turismo de negócios que está impulsionando muitos investimentos em hotéis que são de luxo, em serviços que são para o lazer e para a gastronomia de todos os seus turistas.


Atrativos para todos os gostos
Macaé é uma cidade com ares de interior e com muitos atrativos para os seus visitantes, que podem ser o seu sol, seu mar, seus parques e reservas que são ecológicas, que encantam e impressionam. O Sana é um distrito de Macaé que também faz parte de uma APA que é um Área de Proteção Ambiental e da Unidade de Conservação de Natureza de uso sustentável dessa região.
A cidade ainda tem uma rica história e cultura, com muitos patrimônios que são históricos, como os seus museus, além de se poder visitar muitos mirantes, praças e igrejas que completam essa cidade. Não deixe de provar a sua deliciosa gastronomia, com seus pratos típicos e seus restaurantes com muitos sabores e que deixarão a todos com água na boca.
O destaque dessa cidade que se tornou uma referência de petróleo e gás, fica por conta de uma exploração que é exercida pela Petrobras. Após quase 3 anos de pouco investimento nesse segmento, algumas empresas que se estabeleceram nessa região, estão retomando novos negócios e revitalizando outros. Seus campos de Petróleo são basicamente da exploração do pré sal.


Descubra aqui os pontos turísticos para uma visita em Macaé
Conheça nessa viagem o seu Centro Histórico que também é um Patrimônio da Cidade que é a Igreja de Sant´Ana que é uma das mais antigas e que foi fundada em 1896.
Segundo a lenda, a porta principal dessa igreja foi construída para o lado oeste para impedir que a santa fuja desse altar, já que ela já tinha sumido e voltado diversas vezes e na década de 90 sumiu e não voltou nunca mais.
A Câmara Municipal de Macaé é mais uma opção para a sua visita a essa cidade. Sua construção se deu no ano de 1838, servindo como uma residência para o português Francisco Domingues Araújo, que foi o pai do Visconde de Araújo e para a Biblioteca Nacional. No ano de 1906 o prédio foi adquirido pela Câmara Municipal.

A Praça Veríssimo de Melo é datada do ano de 1813, contando com um coreto e que foi construído no século XX. Nessa praça o visitante poderá se deparar com um Obelisco que é comemorativo e datado do primeiro centenário de Macaé, tem também o Monumento que é dedicado para Veríssimo de Melo, com um busto de bronze, um chafariz e uma peça do século XIX que foi confeccionada em ferro fundido.
Não deixe de visitar o Museu dessa cidade e que visa a uma pesquisa, preservação e a uma divulgação que é direcionada para a memória dessa cidade. O Solar dos Melos, narra um pouco da história dessa cidade e de todos os seus moradores, com documentos que são da Administração Municipal, impressos, manuscritos, fotografias e com um material audiovisual, com uma equipe sempre a disposição dos visitantes.
O Farol Velho ou como também é conhecido pelo nome de Farol de Imbetiba ou farolito, que foi construído no ano de 1880 e sendo restaurado no ano de 1999 é com a sua luz que era produzida por uma queima de mistura de ar e de querosene, num véu incandescente e numa máquina de rotação, que atua num mecanismo de relojoaria, se deslocando por uma ação da gravidade. Essa lanterna antiga atua até hoje.
O Castelo Solar Monte Elísio foi propriedade do Visconde de Araújo, que era a sua residência e sede de sua fazenda. Atualmente esse prédio abriga um excelente centro de ensino, que leva o nome de Colégio Salesiano Castelo e para quem puder visitar esse lugar, poderá avistar a sua arquitetura que é original e a sua escadaria de madeira, que é toda encaixada e sem pregos.
O prédio da Lyra dos Conspiradores foi inaugurado no ano de 1887. É uma das mais tradicionais instituições que são de cultura desse município. Foi um berço para as discussões que fizeram parte do desenvolvimento de Macaé. Segundo a sua história, um grupo de abolicionistas não concordavam em dar apoio para a escravidão e isso era feito por uma participação, num veículo de comunicação da época, que era um jornal.
A Ilha do Francês fica localizada a oeste de Macaé e em sua extensão possui uma pequena formação que é rochosa, com muitas praias e vegetações, que também é conhecida como Ilha Ponta das Cavalas. É perfeita para banhos, com areias finas e claras. lanchas, saveiros e barcos podem passar por lá, com os turistas sendo liberados para essa visitação, que fica coberta por uma mata tropical.
A Praia dos Cavaleiros é uma praia em Macaé que é com águas frias, límpidas e que são perfeitas para o seu banho. A sua pesca de mergulho é muito praticada em seu costão, com muitas pessoas praticando o surfe. A orla é cheia de bares e de restaurantes, já que esse local atrai muitos turistas, dado a toda a sua beleza natural, já que é uma região conhecida como a ´´Copacabana dos macaenses“.

Visite Macaé
Faça as suas malas para Macaé que é cercada de beleza natural, com suas praias, seus santuários ecológicos e os seus pontos turísticos, que selecionamos aqui e que fazem parte de um rico patrimônio que é histórico e arquitetônico. Seus prédios também remetem ao passado. Conheça essa cidade que vem crescendo muito e que está de olho no futuro como uma Capital Nacional do Petróleo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Conheça os atrativos da Praia da Pipa

O que conhecer em Capitólio