Uma viagem até Domingos Martins – Região serrana do Espirito Santo

Domingos Martins é um município do estado do Espirito Santo e fica situado a aproximadamente 42 km de Vitória, pelo seu acesso principal que é pela BR-262, numa região montanhosa desse estado. É um destino para os amantes que são de sol e de praia, com muitos atrativos para os seus turistas, numa pequena e bucólica cidade capixaba.


Sua colonização se deu por alemães e também por italianos, preservando toda uma cultura que é europeia, com as suas construções que são típicas, suas festas folclóricas e toda a sua gastronomia, que é com bons restaurantes e agradáveis passeios, como uma cavalgada. O cartão postal dessa região é a sua Pedra Azul, que é uma formação rochosa. Acompanhe aqui, para saber mais.


Descubra Domingos Martins
Toda a área ao redor dessa Pedra Azul, que ganha essa cor que é dessa formação de rochas, com a incidência de luz solar, que mede mais de 2 mil metros de altura, variando ao longo do dia, sendo essa área ao redor, transformada no parque estadual e com muitas piscinas que são naturais, belas cachoeiras, trilhas que são muito procurados por praticantes de trekking, rapel, rafting ou por bóia-cross.


Na serra e bem diferente do litoral de Domingos Martins, as temperaturas que são médias nela, podem chegar a até 12 graus e que ficam ainda mais baixas nos meses de inverno. O frio traz muito charme para toda a sua arquitetura local, com muitas pousadas que são aconchegantes, com muitas lojinhas que são de artesanato, a sua boa mesa gastronômica e perfeita para um jantar a dois.


Visite o Parque Estadual da Pedra Azul que é uma reserva. A principal atração dessa região é com muitas trilhas, que podem levar até as suas cachoeiras ou piscinas que são naturais. Sua fauna também é muito rica, com diferentes espécies de macaco-prego, de tatu, tamanduá que é o de colete, muitas jaguatiricas, tucanos, arapongas, veado catingueiro, trinca ferro e demais animais em extinção.


A vegetação desse parque conta com muitas espécies, que podem ser de
orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, muitas canelas e ainda nesse parque é possível fazer muitas trilhas, que podem ser de nível fácil ou médio e difícil, pela Mata Atlântica, passando por mirantes e piscinas que são naturais. Visite a Casa do Turista ao final do trecho desse parque.


Na Vila de Pedra Azul em Domingos Martins, há diversas pousadas, restaurantes e muitos sítios que cercam essa região, que fica bem próxima a Pedra Azul e ao Parque Estadual, abrigando muitos restaurantes que são de cozinhas italianas, portuguesa, alemã, francesa, de origem orgânica, exótica e os seus muitos quitutes que são regionais.

Para o viajante que quiser degustar, poderá encontrar muitas massas, embutidos, pães, queijos, frutas, mel, palmitos, geleias e outras delícias, que são encontradas e vendidas nas propriedades rurais, que também fazem questão de abrir as suas portas, para que todos os seus visitantes possam conhecer todo o cotidiano e também participarem de suas colheitas.


Conheça a Reserva de Kautsky que o seu acesso deve ser feito com um veículo com tração 4×4 e devido a sua subida, numa área que é de 300 mil metros quadrados, abrigando também em seu interior 16 trilhas, com as suas mais de 100 mil plantas, como orquídeas ou bromélias, que foram plantadas em sua mata ou que são protegidas em sua estufa.


As plantas de sua estufa são protegidas pelo Senhor Roberto Anselmo Kautsky, que foi o criador desse espaço, numa reserva que compreende o pico do Eldorado, que se localiza a 850 metros de altitude, com uma vista que é panorâmica de Domingos Martins e seus arredores. Visite as suas trilhas da Reserva de Kautsky com um guia, agendando com certa antecedência.


A Casa de Cultura e o Museu Histórico de Domingos Martins, guardam um acervo que é de fotografias, de documentos, objetos, de móveis, que todos também pertenceram aos imigrantes e aos descendentes que eram da Alemanha, os pomeranos e os da Itália, que também foram os colonizadores desse município. O Endereço é na Presidente Vargas, no número 531.


Vá até a Rota do Lagarto que é considerada uma linda e muito romântica estrada, que possui apenas uns 7 km de extensão e que mesmo assim é cheia de atrações, se iniciando no Km 88 da BR-262 e que vai até a ES-164, numa estrada que é com paralelepípedo e que de lá, se pode ver também a Pedra Azul, numa rota que também dá acesso para a portaria do Parque Estadual da Pedra Azul.


Em toda a sua extensão, o viajante poderá se deparar com um cenário que é cheio de matas, formando muito tuneis que são verdes, com corredores de pinheiros, com muitas barraquinhas que são de vendedores de frutas e de orquídeas. A depender da época do ano em sua viagem, poderá se ver muitos ipês e hortênsias que enfeitam ainda mais esse lugar.


Há também nessa região da Rota do Lagarto, muitas pousadas que são um
charme só. Muitos restaurantes, como os de nome Alecrim e lojinhas para levar uma lembrança dessa viagem. É possível também realizar muitos passeios por lá, montado em um cavalo ou de bicicleta, que são oferecidos por muitas propriedades que se encontram nessa região.


A prática de esportes em Domingos Martins
Para os amantes de esportes, essa região é considerada maravilhosa, para se praticar aqueles esportes que são de aventura, como o trekking, o rapel e o rafting ou uma cavalgada, em um cenário que é perfeito com os cavalos que são da raça norueguesa Fjord, num percurso que pode durar cerca de 1 hora e meia, passando por muitas matas nativas e que partem de Fjordland, que é um complexo turístico.

O rapel em Domingos Martins pode ser praticado em suas cachoeiras, como na Cascata do Galo ou das Pedras. O rafting pode ser feito por seus praticantes no Rio Jucu e o bóia-cross pode ser praticado com crianças, num trecho de 4 km e de águas que são calmas. Realize uma viagem para Domingos Martins e conheça todas as suas belezas, que são dessa região brasileira.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Quais países não precisam de passaporte?

Como vender milhas aéreas?