Destinos

Planejando uma viagem sozinho

Anúncios

É bem verdade que muitas pessoas evitam viajar sozinho, principalmente as mulheres, porém esse fato não deveria ser um motivo para deixar de fazer uma viagem no momento que tiver vontade, já que isso pode se transformar em uma experiência das mais inesquecíveis.

Porém é fácil entender o motivo das pessoas não quererem fazer uma viagem sem companhia, especialmente devido ao medo. Porém se a pessoa se planejar bem é possível encontrar alguns lugares que são bastante seguros, sendo que pode acontecer tanto em viagens internacionais quanto nacionais.

Pensando nisso, vamos ver algumas dicas para aquelas pessoas que estão planejando fazer uma viagem sozinha.

Escolha com clareza o seu destino

O principal receio das pessoas que fazem com que elas não gostem de viajar sozinho é justamente a preocupação com a sua segurança durante a viagem, entretanto existe uma solução bastante simples para esse problema: pesquisar bastante a respeito do seu destino.

Para dar um exemplo, experimente conhecer se o local oferece uma boa infraestrutura turística e se ele tem programações culturais e de lazer para que consiga ocupar a maior parte do seu tempo, com uma grande variedade de passeios e atividades. Outro ponto que é bastante importante é pesquisar se a cidade que você pretende ficar é pequena ou grande, pois, geralmente, uma cidade menor apresenta maiores chances de ser mais segura.

Escolha muito bem a sua hospedagem

Esse é um dos pontos mais importantes, principalmente, para aquelas pessoas que não desejam passar a viagem inteira sem companhia. É preciso entender que viajar sozinho não significa, necessariamente, estar sempre sozinho – já que uma viagem solo pode se tornar uma excelente oportunidade para se conhecer novas pessoas, fazer amizades e criar os mais diferentes laços.

É fácil entender que no momento de se acomodar em um hostel (ou albergue) – que são acomodações das mais perfeitas para aqueles que viajam sozinho – é possível se unir a outros viajantes que estão fazendo o mesmo. Porém, sempre é possível pegar um quarto sozinho para você ou se preferir, compartilhar com outra pessoa de forma que é possível fazer amizades de forma bem mais rápida.

Porém, se esse não é o seu estilo de viagem ou hospedagem, o mais recomendável é escolher uma agência de viagem, pois assim, mesmo viajando sozinho é possível conhecer novas pessoas, além do fato de conseguir hotéis e pousadas que são bem mais aconchegantes que os albergues e sempre que for fazer os passeios, existe o grupo de pessoas que é uma companhia, possibilitando que você faça novos amigos.

Escolhendo a sua bagagem

Um dos principais detalhes quando se está viajando sozinho é escolher a sua bagagem. Nesse caso, independentemente se é uma viagem ou se é um mochilão, é extremamente importante escolher o tipo de bagagem que estará usando. O ideal é que ela seja bastante fácil de carregar e que caiba todas as suas necessidades sem que fique pesado, pois é preciso lembrar, que em todo caso é possível que você carregue as suas malas mesmo que seja por poucos quilômetros, afinal de contas você irá caminhar, enfrentará escadas, entrará em transportes públicos, de forma que é muito importante que sua mala esteja leve o suficiente para que você carregue sem problemas e sem ficar com dores nas costas.

Escolhendo onde comer e para onde sair

Outra coisa que precisa ser pensada e ainda é uma boa ideia é escolher locais para comer e para sair. Esses locais são bem interessantes para que o viajante conheça novas pessoas, sendo que o ideal é escolher locais populares para comer, bem como os locais que pretende sair para se distrair.

Dessa forma é bem interessante escolher um restaurante, um bar, um café ou qualquer outro lugar onde os moradores da região costumam frequentar. Essa é uma boa forma para que você conheça um pouco da cultura, dos gostos, da gastronomia e da tradição do local que você está visitando, além de, obviamente, fazer novas amizades.

Escolha os melhores locais para fazer os seus passeios

Aqui, por mais que você tenha feito uma grande quantidade de pesquisas sobre o seu destino, a melhor forma de escolher as atrações que você deseja visitar devem ser aquelas que você encontre as melhores formas de chegar até o seu destino.

Nesse caso o melhor é realmente fazer os passeios com uma agência ou com um grupo de turismo, já que eles contam com guias e tours, facilitando a forma de chegar em cada um dos pontos turísticos, de forma que você consiga conhecer tudo que é imperdível na localidade. Essa escolha é bem interessante pois é uma forma de você conseguir aprender o máximo possível sobre a história e a cultura do local e, obviamente, sempre terá uma companhia no momento que você está fazendo as suas atividades e seus passeios.

Levando equipamentos para tirar as fotos

Obviamente cada viajante tem uma preferência pelo equipamento que se leva para tirar as suas fotos durante a viagem, ou seja, estamos falando de tirar suas fotos com o celular ou com câmeras. Porém, para que você não fique pedindo a todo instante para que outra pessoa fique tirando fotos ou depender de outros para capturar aquela imagem que você está tanto querendo ter, é importante que o viajante leve consigo alguns aparelhos para facilitar esse processo.

Dessa forma, para que as suas fotos sejam perfeitas, é possível investir no famosíssimo “pau de selfie” que é utilizado nos celulares para tirar as fotos, já que ele pode lhe ajudar e muito para garantir excelentes fotos. Já quando falamos de uma câmera (principalmente aquelas que são profissionais ou semiprofissionais) é possível utilizar um mini tripé.

Para ajudar um pouco os viajantes em sua viagem solo, mas ainda não tem certeza do seu destino, existem algumas dicas que podem oferecer uma ótima viagem sem preocupação. Dessa forma é possível citar: Extrema (MG), Cunha (SP), Jalapão (TO), Chapada Diamantina (BA), Chapada das Mesas (MA), Lençóis Maranhenses (MA), Serra da Canastra (MG), Chapada dos Veadeiros (GO), Capitólio (MG), Pedra Bela (SP), Parque Itatiaia (RJ), Fernando de Noronha (PE), Boituva (SP), entre muitos outros.

Em Alta

content

Uma aventureira viagem até a Serra da Capivara

A porta de entrada para a Serra da Capivara é em São Raimundo Nonato, que é uma pequena cidade que fica a cerca de 41 km da Serra. É um parque que é denominado como um patrimônio mundial da UNESCO. Ela fica situada no interior do estado do Piauí, com uma beleza que é incrivelmente natural e numa região que também abriga muitos antigos vestígios que foram de ocupação humana.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que fazer no Rio de Janeiro: praias, cultura e gastronomia

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais conhecidas e visitadas do Brasil, e por boas razões. Com praias famosas, uma cena cultural vibrante e uma beleza natural de tirar o fôlego, é um destino imperdível para turistas de todo o mundo.

Continue lendo