São Paulo

O que conhecer em Tatuí?

Anúncios

A cidade de Tatuí é bastante reconhecida pela sua vocação cultural, uma vez que ela abriga o maior conservatório musical da América Latina. Conhecida como a “Cidade da Ternura”, devido a grande receptividade de seus moradores.

A cidade é bastante conhecida pela sua gastronomia, o qual apresenta doces caseiro irresistíveis, e também pelo seu aeroclube que se tronou uma referencia nacional de voo à vela.

Ainda conta com aproximadamente 121 mil habitantes e com uma localização bastante privilegiada, já que o seu território de 523,75 quilômetros quadrados está próximo de duas importantes rodovias do estado de São Paulo: Castelo Branco e Raposo Tavares.

Além disso ela é cortada pela malha ferroviária, se tornando um importante entroncamento logístico para a realização das mais diferentes integrações. Outro detalhe, Tatuí está localizado a apenas 130 quilômetros da capital paulista, 124 quilômetros do aeroporto internacional de Vira Copos e 164 do aeroporto internacional de Guarulhos e a 215 quilômetros do porto de Santos.

A origem da palavra que do nome a cidade “Tatuí” deriva do tupi-guarani e significa “rio dos tatus”. Só para ilustrar as atrações turísticas da cidade é possível visitar: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (exatamente o conservatório comentado acima), o Aeroclube de Tatuí e o Acervo do Museu Histórico Paulo Setúbal.

Outra coisa bastante interessante da cidade é que ela é conhecida como Terra dos Doces Caseiros já que conta com uma tradição de produzir diversos doces, com os principais focados em abóbora, batata-doce e cidra. Existe um outro local bastante visitado na região de Tatuí, que é o Sítio do Carroção, que nada mais é um acampamento para crianças e adolescentes, sendo um dos mais importantes resorts infanto-juvenis da América Latina.

Com tudo isso apresentando vamos entender um pouco melhor o que conhecer em Tatuí!

Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos,

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos é uma parada obrigatória para todos aqueles que visitam Tatuí, já que é a maior escola gratuita de ensino de música da América Latina. Desde o dia em que ele foi fundado, a sua importância transformou a cidade, fazendo com que ela se tornasse um ponto obrigatório de passagem para todos os amantes da música do Brasil.

No conservatório muitos estudantes dos mais diferentes estados brasileiros, incluindo até músicos de outros países. Além disso o local é responsável pela formação das mais diversas formações da música, contando com instrumentistas, luthiers e atores, sendo que muitos deles já contam com fama internacional. Definitivamente, o Conservatório se destaca pela sua alta qualidade de ensino.

Museu Histórico Paulo Setúbal

O Museu Histórico Paulo Setúbal foi construído na década de 1920 e é um local que antigamente abrigava a Cadeia Pública e o Fórum da cidade. O Museu conta com um acervo bastante diversificado e conta com os objetos que faziam parte dos patronos da cidade, além de móveis e utensílios dos mais diferentes moradores da cidade, além de peças do cotidiano dos tropeiros e também itens de arte-sacra, fotos de pracinhas e os objetos que rementem a Revolução Constitucionalista de 1932. O museu conta também com um acervo indígena e uma grande quantidade de outras curiosidades.

Outro detalhe do Museu é que ele conta com poesias e trechos da obra do escritor de Tatuí, Paulo Setúbal.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição remete a história da cidade, já que a sua construção começou em 1884, fazendo com que a Igreja tenha um estilo arquitetônico do século XIX.

O seu interior foi feito pelo pintor piracicabano Mário Tomazzi e qualquer pessoa consegue ficar boquiaberto pela beleza e pela conservação da igreja. Um detalhe bem interessante do local é que em dezembro de 1927, aconteceu a inauguração do relógio da torre, que consumiu um total de 550 mil tijolos, 355 carroças de pedras e 8 mil sacas de cal. É importante destacar que a importância da Igreja é tão grande que o prédio é tombado pelo município como patrimônio histórico.

Parque Ecológico Municipal Maria Tuca

Para os amantes da diversão e da natureza e um excelente local de lazer para toda família não pode deixar de visitar o Parque Ecológico. Esse local oferece um ambiente com muito verde e com caminhadas ao ar livre, além de um espaço que é feito para a educação ambiental, passeio de bicicletas, fazer algumas trilhas e as mais variadas atrações.

Aeroclube de Tatuí

O aeroclube de Tatuí foi fundado em 1934 e destina-se ao ensino e prática das atividades voltadas para o voo, em especial, o voo de planadores. Dessa forma Tatuí contém um dos maiores aeroclubes de voo a vela do país, tanto na quantidade de aeronaves quanto no número de pilotos formados.

Estação Experimental

Tatuí também é conhecida como um polo de ciência, principalmente na forma da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí, o qual é responsável em trazer um conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento socioeconômico e zelar pela promoção do equilíbrio ambiental.

A importância da Estação Experimental é justamente trazer desenvolvimento para o agronegócio, sendo que o local conta com a maior coleção de bambus da América Latina.

Sítio do Carroção

O Siíto do Carroção apresenta uma das infraestruturas mais interessantes para que crianças e adolescentes do Brasil e do mundo podem vir para este local para curtir aventuras inesquecíveis em um resort dos mais legais. O local conta com uma grande quantidade de atividades educativas, além de aprender de forma natural a ter as melhores habilidades para a organização, autonomia, responsabilidade, criatividade e convivência. Tudo isso em um único lugar.

Para finalizar não é necessariamente um local para visitar, mas sim uma época do ano. Desde 2013, Tatuí conta com a sua tradicional Festa do Doce, que nada mais é do que uma feira tradicional que tem como objetivo promover a cultura doceira e os maravilhosos doces da cidade.

Com tudo isso para conhecer não é de se espantar que Tatuí é uma cidade que conta com diversas atrações para todos os gostos e perfis!

Em Alta

content

8 dicas para viajar de avião com criança

Uma viagem de avião com criança pode ser estressante para os pais e para a criança. Aprenda a fazer com que o processo seja mais confortável.

Continue lendo
content

Conheça o país da Escócia em 9 dias

Uma viagem pela Escócia em 9 dias. Embora seja um país a Escócia não é muito extensa é por isso que você consegue passar por interessantes pontos turísticos do local em pouco tempo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Os destinos brasileiros mais procurados nas férias

Com a chegada das férias escolares, a proximidade com o carnaval e a alta do dólar, há uma grande procura por destinos que são do Brasil e que podem ser realizadas em grupos ou em família. O nosso país é desenhado por muitas cores, por praias, florestas, rios e com muita cultura, além de ter uma bonita paisagem, que o faz ser muito incrível.

Continue lendo