Brasil

Melhores lugares para fazer mergulho no Brasil

Anúncios

Para os amantes dos esportes náuticos, o mergulho se coloca como uma das práticas mais interessantes, já que além de conhecer novos locais traz muitos benefícios para a saúde.

Pensando nisso, é interessante para as pessoas que não vivem sem essa atividade ou estão começando agora, descobrirem quais são os melhores lugares para fazer mergulho no Brasil. É bem legal pensar que encontrar um local para essa prática também pode ser um motivador para conhecer novos locais, não só para o mergulho, mas também para diferentes encontros.

O Brasil com o seu vasto litoral apresenta vários locais que podem ser considerados os melhores lugares para fazer mergulho no Brasil, e isso sem mencionar uma das maiores bacias de água doce do mundo.

Mas o que é preciso levar em conta para escolher um local para o mergulho? Quais são os cuidados necessários que os iniciantes ou os experientes do mergulho precisam saber? Mas, vamos descobrir quais são os melhores lugares para fazer mergulho no Brasil.

Serigado de Fora – Rio Grande do Norte

Já pararam para pensar em mergulhar em um lugar onde as águas são claras e com uma profundidade média de 18 metros? É justamente isso o que Serigado de Fora entrega para os amantes dessa prática. Além disso, o local é um ponto de mergulho que apresenta um rochedo de arenito e diversos corais, com uma vasta opção de grutas e aros para explorar.

Ao mergulhar nesse local você ficará inebriado com a beleza do fundo do mar, já que também é considerado um dos melhores locais para tirar fotos subaquáticas, já que é um local de paisagens exóticas, com barracudas, serigados, dentões e arraias que aparecem de forma frequente no local.

Pensando em um local para ficar, é possível escolher um resort ou hotéis verticais que garantem um ótimo conforto, os quais podem ficar mais próximo da cidade ou ficar direto na praia de Ponta Negra, com hospedagens mais populares.

Petrolândia – Pernambuco

Alguém já pensou em fazer um mergulho para visitar uma cidade submersa? Pois é justamente isso que se encontra neste local, já que em 1988 o sertão virou mar e justamente nesse local foi construída a Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

Basicamente, Petrolândia se tornou um dos melhores locais para fazer mergulho do Brasil por ser considerada a “Atlântida Brasileira” já que o local é marcado por apresentar um marco histórico dos habitantes da região, eternizados pelas águas do velho Chico (o Rio São Francisco).

O local de mergulho mais marcante é o Lago de Itaparica, já que mesmo antes de entrar nesse local você pode ver o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e conseguir ver toda a edificação em um mergulho de 19 metros de profundidade.

Para chegar no local não é tão simples, já que o aeroporto mais próximo é o de Juazeiro do Norte que fica a 226,9 Km de distância, ou seja, o caminho até esse local de mergulho leva aproximadamente 4 horas e meia de carro. Petrolândia conta com diversos bons hotéis, mas geralmente são de 3 até 3,5 estrelas.

Jalapão – Tocantins 

Vamos lá, o Jalapão já entrou para os locais mais desejados para viagens em todo o Brasil e os seus fervedouros são um dos melhores lugares para fazer mergulho no Brasil. Dessa forma o Fervedouro Bela Vista é um dos mais impactantes de todo o Jalapão, pois ele é lindo e imperdível, contando com uma profundidade de 15 metros, esse local é fantástico para aqueles que são apaixonados pelo ecoturismo.

Esse local de mergulho é composto por águas abundantemente azuis, impressionantes e com rios encachoeirados, que são ideais para tirar fotos incríveis, tanto ao ar livre quanto subaquático.

Para chegar no Jalapão é preciso viajar 300Km saindo de Palmas, capital do Tocantins, sendo que de seu aeroporto voos vindos de São Paulo, Brasília e Goiânia aterrissam ali. Para chegar até o Jalapão é preciso alugar um veículo que tenha tração nas quatro rodas, já que o asfalto vai somente até a cidade de Ponta Alta de Tocantins.

Pedra Roxa – Espírito Santo

Esse local localizado a 220Km de Vitória (Capital do Espírito Santo), apresenta cachoeiras maravilhosas e de água cristalina, localizada na cidade de Ibitirama, que significa em tupi “monte alto”.

Além do mergulho, é possível fazer diversas trilhas ecológicas no meio da natureza, mas quando o verão chega, os poços de água se tornam super atraentes por estarem calmos e transparentes.

Falando especificamente da Pedra Roxa, que está localizada no Parque Nacional do Caparaó e que conta com o ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira. A região não conta com uma infraestrutura das mais desenvolvidas, mas suas águas verde esmeralda garantem que sua visita valerá completamente a pena. Para aqueles mais ousados é possível encontrar pousadas e campings para se hospedar.

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio – Ceará

Outra localidade que pode ser considerada uma das melhores para fazer mergulho no Brasil é o Estado do Ceará, mas de uma forma mais precisa o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, que fica em Fortaleza.

Esse parque surgiu na década de 70 e é na realidade uma unidade de conservação totalmente submersa no mar cearense, com o intuito de proteger a área de reprodução e alimentação da vida marinha.

O parque se localiza a 18 quilômetros da orla de Mucuripe e abriga uma biodiversidade maravilhosa com espécies que estão ameaçadas de extinção. Além disso, ele se tornou bastante importante pelas suas práticas subaquáticas e para as pessoas terem mais contato com um verdadeiro refúgio biológico marinho.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Para fechar a nossa lista de melhores lugares para fazer mergulho no Brasil temos a região de Bonito, que na verdade é considerado o maior destino para aqueles que curtem mergulho fluvial. 

Bonito atrai milhares de turistas todos os anos para curtirem o Rio Sucuri e fazer mergulho com cilindro nos mais diferentes rios da região, como Formoso, da Prata e Abismo Anhumas, que apresenta uma profundidade de até 18 metros.

Falando dos rios da região, eles são inacreditavelmente bonitos e cristalinos, até mergulhadores inexperientes conseguem fazer mergulhos bastante tranquilos, já que a visibilidade facilita, e muito, a prática.

Em Alta

content

Descubra o Ceará: Um Paraíso de Belezas Naturais e Cultura Vibrante no Nordeste Brasileiro

O estado do Ceará, localizado na região Nordeste do Brasil, é um destino turístico surpreendente, onde as belezas naturais e a rica cultura se entrelaçam.

Continue lendo
content

Qantas Airways: a companhia mais popular da Austrália!

A Qantas Airways conta com quase 100 destinos internacionais e oferece uma experiência única para quem busca aventuras ao redor do globo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Na Azul você tem passagens aéreas pelos melhores preços!

Compre passagens aéreas para Portugal, Estados Unidos e outros destinos globais com a Azul! Uma das companhias que mais cresce no Brasil!

Continue lendo
content

Aplicativo Skyscanner: seu guia passo a passo para reservar seus voos com valores incríveis

Se você está em busca de economizar na hora de planejar sua próxima viagem, o aplicativo Skyscanner é uma ferramenta indispensável. Este aplicativo gratuito é perfeito para encontrar passagens aéreas baratas

Continue lendo