Viajar

Dicas para fazer mochilão pela América Latina

O mochilão permite viagens por diversos países gastando menos do que nas viagens convencionais. Mas, não se engane! É preciso se planejar para não passar apuros!

Anúncios

Uma das formas mais baratas de viajar é fazendo mochilão! Mas é preciso se organizar para evitar transtornos!

Mulher de mochila tirando foto de local histórico na América Latina
Mas, será que é fácil fazer um mochilão? Fonte: AdobeStock.

Se você gosta de viajar e está procurando um bom meio de tirar férias gastando menos, então talvez seja um bom momento para realizar seu primeiro mochilão na América Latina.

Lugares turísticos com logo Latam Airlines no centro

LATAM Airlines

Compre passagens aéreas em promoção com a Latam Airlines e desfrute de um dos melhores serviços de transporte aéreo da América do Sul!

É provável que você não faça a menor ideia de como esse tipo de viagem funciona, mas não se preocupe, mochilões são bem mais simples do que parecem, e hoje vamos te ajudar a se programar!

Vale a pena fazer esse tipo de viagem pela América Latina?

Embora fazer um mochilão seja uma das formas mais baratas para viajar, será que vale a pena fazer esse tipo de viagem pela América Latina? Pois bem, tudo depende do seu perfil de viajante.

Aliás, recomendamos que você faça mochilões apenas se você gostar de viver grandes aventuras. Mas, para te ajudar a decidir, separamos alguns dos principais pontos fortes e fracos desta forma de viajar.

Vantagens

  • Mais espontaneidade na sua viagem
  • Custos que cabem no bolso
  • Personalização da sua viagem
  • Uma boa forma de sair do convencional

Desvantagens

  • Cronograma requer muito planejamento
  • Forma de viagem não tão convidativa para iniciantes e mulheres
  • Não indicado para pessoas sem um bom condicionamento físico

5 dicas para fazer um mochilão pelos países da América Latina

Agora que você já sabe os pontos positivos e negativos de realizar um mochilão pela América Latina, pode tomar sua decisão e começar a planejar. Então, veja a seguir algumas dicas!

Sempre aproveite as promoções

A primeira grande dica para quem vai tirar férias na América Latina realizando um mochilão são as promoções. Assim, você consegue economizar aproveitando ofertas de pacotes e passagens.

Afinal, uma das principais regras é levar apenas o necessário na mala. Dessa forma, os gastos de viajar com uma mochila costumam ser bem menores. 

Realize a viagem em períodos mais calmos

Mochilões são bem mais eficientes quando realizados em datas mais calmas. Assim, isso te ajuda a encontrar hospedagens mais em conta e a pegar menos filas em atrações turísticas.

Afinal, ninguém gosta de passar horas aguardando para finalmente conhecer um ponto histórico. Portanto, escolher as melhores datas é crucial para garantir um bom mochilão na América Latina.

Use aplicativos para contabilizar seus gastos

Como já mencionamos, o planejamento é a alma do mochilão, e tudo começa pela forma como você gasta. Isso te permitirá conhecer muito mais locais, gastando bem menos.

Aliás, existem centenas de apps voltados para quem está procurando um meio de viajar sem gastar muito, sozinho ou em grupo. Vale a pena também usar um conversor de moedas para se organizar!

Contrate um bom seguro de viagem

Embora seja uma forma muito espontânea de viajar, fazer um mochilão não significa que você deve deixar de tomar os devidos cuidados com acidentes.

Ou seja, antes de pegar suas coisas para realizar um mochilão em algum país da América Latina, em primeiro lugar contrate um bom seguro de viagem.

Escolha os destinos cuidadosamente

Por fim, como parte do planejamento, é essencial escolher um bom roteiro. Afinal, certos destinos são bem mais fáceis de tirar férias fazendo um mochilão do que outros.

Por exemplo, a segurança, o custo para viajar pelo país e a distância do seu ponto de partida. Portanto, selecionar os destinos corretos é algo importante no seu mochilão pela América Latina.

Mas, se você é do tipo de pessoa indecisa, e tem dúvidas a respeito de onde é o melhor local para tirar férias, não deixe de conferir os melhores destinos para conhecer na América Latina. Veja a seguir!

Homem de mochila sorrindo e olhando os arredores

Países da América Latina que você precisa conhecer

Viajar nem sempre precisa ser para o outro lado do mundo. A América Latina oferece destinos ricos em cultura e atrações para todos os gostos e bolsos!

Sobre o autor  / 

Em Alta

content

Nordeste Brasileiro: Uma Jornada pelos Melhores Destinos e Roteiros para Desvendar a Região

O Nordeste brasileiro é um destino repleto de diversidade cultural, belezas naturais, praias paradisíacas e uma gastronomia de dar água na boca.

Continue lendo
content

Com a Aeroméxico você encontra voos globais com desconto!

Quer voos com desconto para o México e outros países ao redor do mundo? A Aeroméxico é a escolha certa para você!

Continue lendo
content

Dicas de roteiro para viajar pelo Chile

A organização durante o seu roteiro pelo Chile pode ser a chave para também poupar durante essa aventura. Aqui te ajudamos com isso!

Continue lendo

Você também pode gostar