Destinos

O que é o turismo de experiência?

Anúncios

Hoje e por aqui, você irá conhecer sobre o que é o turismo de experiência? Podemos afirmar que, o turismo de experiência é denominado como um conceito que é com uma busca de contrapor ao chamado “Turismo de Massa”, que é com uma valorização de experiências que sejam as mais autênticas e que fujam do tradicional. 

O tradicional a que estamos nos referindo é a uma contemplação e descanso, para a aprendizagem de algo novo, pela vivência de algo inusitado, pelos prazeres de mesa ou pelo conhecimento que é o de um novo lugar. O turista atual quer muito mais do que apenas alguns dias para um descanso, ele também quer que a sua vontade ou expectativa sejam atendidas.

As viagens são para uma busca por diversas sensações, por produtos ou serviços que sejam diferenciados, mas que possam proporcionar uma experiência que seja marcante, pela hospedagem em hotel que pode ser de gelo, provando uma comida que o leve a uma experiência sensorial, etc. Isso é que é chamado de um turismo sensorial.

O turismo de experiência é um formato de viagem que vai muito além de uma visita aos cartões postais de uma cidade, ou aos tradicionais city tours, por incentivar uma vivência por novas experiências, para se ter um aprofundamento numa região e a conhecer um pouco mais da realidade que é a dos moradores, de uma cultura e dos costumes que sejam os locais.

A alta do turismo de experiência

O turismo de experiência está em alta e em oposição ao turismo que é o de massa, com base em roteiros prontos ou fechados, com um foco que é numa vivência que é a individual de cada turista. A finalidade que é a dessa modalidade é a de fazer com que o viajante possa interagir de uma forma que seja a única com o destino e criando uma relação que seja a emocional.

O início do turismo de experiência se deu em 2010, no Brasil. Contudo, o turismo de experiência vem ganhando muita atenção dos viajantes, por se tratar de viagens que sejam individuais e exclusivas, dentro ou fora de nosso país e com uma garantia que é a de histórias que sejam singulares, para uma fuga que é a de um lugar comum, dos pontos turísticos famosos e dos roteiros.

Além também de ter uma fuga que é daqueles roteiros que sejam os prontos de uma viagem, passando a se concentrar em uma escolha que é para onde ir, do que comer, o que conhecer, o que falar com um turista. Tudo isso faz com que se conheça melhor o cotidiano que é o dos nativos, de uma cultura ou de uma culinária que seja a raiz.

As visitas à região que são da uva e do vinho no Rio Grande do Sul é um exemplo de turismo de experiência no Brasil, já que essa região não era uma parada de turistas. Atualmente, o belo local atrai muitos turistas e que pretendem conhecer melhor esse local e a cultura gaúcha, que está entre os destaques que é o de ser uma das melhores produções de vinho nacional.

O turismo de experiência e a criação de novas vivências 

É no turismo de experiência que um viajante tem uma relação que é de uma forma individualizada com o destino e pela criação que é a de suas vivências. Por outro lado, são cada vez mais comuns, as empresas de turismo investir em marketing para que seja conquistado um turista e sem realmente oferecer esse serviço, o turista deve ficar muito atento quanto á isso.

O que irá diferenciar é se essa experiência será de fato diferenciada ou o que está na sua execução que é a desse serviço, possa ser motivado pelo seu objetivo e principalmente que um turista possa sair satisfeito. O turismo de experiência é com base num querer de um turista e que se tenha uma ligação que seja a emocional com um determinado destino.

Ao ser criado uma relação que seja a emocional com um destino, a forma como é lidada com esse serviço, mas que seja motivado pelo objetivo que é o de um turista sair satisfeito, o turismo de experiência será basicamente com um turista que possa ter uma ligação que seja a emocional com um destino, para que esse turista possa lidar com um destino e com os nativos.

Ao ser criada uma relação que seja uma ligação emocional, a forma como é a que um turista possa lidar com o destino e com os nativos de um lugar também mudará, o que pode gerar um alto impacto que é o de sustentabilidade e uma valorização que é a dos lugares visitados. O turismo de experiência é direcionado para todos os viajantes e que podem ser de todas as idades.

Alguns roteiros de turismo de experiência

Há muitos locais no Brasil e que são para uma visita, podendo o viajante ter experiências que sejam gastronômicas, para que sejam vivenciada uma cultura que seja a local ou outras atividades, como acontece no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, com o viajante encontrando muitos roteiros que são um incentivo a uma imersão em uma cultura italiana.

Conheça os segredos e os temperos da Amazônia, por meio de um roteiro que é com um foco no turismo de experiência gastronômico e cultural, com os turistas conhecendo um pouco do cotidiano que é dos moradores. Bonito, no Mato Grosso do Sul é outro local para esse tipo de turismo, mas com muitos passeios em meio à natureza e para que seja provada a sua culinária.

A Costa do Descobrimento fica na Bahia. É com uma importância histórica e cultural, incluindo destinos como Bahia, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e muitos outros. É possível por esses destinos apreciar lindas paisagens, ir a praias, provar de uma culinária regional e saber mais da história do Brasil. Faça em sua próxima viagem em um turismo de experiência.

Em Alta

content

Passo a Passo para Planejar e Economizar na Compra de Passagens da Azul Linhas Aéreas

A Azul Linhas Aéreas é uma das principais companhias aéreas do Brasil, conhecida por oferecer uma ampla gama de destinos e um serviço de alta qualidade. Se você está planejando sua próxima viagem e deseja voar com a Azul, este guia o ajudará a entender o processo de compra de passagens de maneira simples e eficiente.

Continue lendo
content

Guia Prático: Como Escolher e Economizar na Compra da Mala de Mão Ideal

Independentemente de ser sua primeira viagem de avião ou uma de muitas, frequentemente surgem dúvidas sobre qual mala de viagem é permitida levar na cabine da aeronave. O termo "mala de mão" ou "mala de bordo" é bastante comum, mas o que isso realmente significa na prática?

Continue lendo