Por dentro do Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo fica na região nordeste do Brasil e a 248 km de distância de Salvador. Fica mais precisamente na Ilha de Tinharé. Os seus 6 mil habitantes vivem basicamente de turismo e durante o verão o espaço de suas praias e de suas pousadas fica muito disputado, com visitantes chegando de todas as partes do Brasil e do mundo em busca de tudo o que esse local oferece.


O mar desse local
O mar faz parte do visual de Morro de São Paulo e dá uma sensação para os
seus turistas de relaxamento e de calmaria. Para onde se olhar nessa região lá estará ele, com praias que são sempre limpas, linda e com uma água que é cristalina, com os seus peixinhos podendo ser vistos em seus mergulhos. Os veículos particulares são proibidos nessa região.


Um local para se observar o pôr do sol
Ao se chegar em Morro de São Paulo o primeiro local a ser visto é o Forte, que foi utilizado como um ponto estratégico que servia de proteção para a cidade de Salvador. Junto a esse Forte se tem uma antiga senzala e uma prisão com um túnel que dá até a sua igreja principal. Um local que é escolhido para se admirar o pôr do sol ao final da tarde.


Para descer de tirolesa
Para quem pretende descer de tirolesa que mede 320 metros de altura, se terá também uma bela vista que é geral do Morro de São Paulo. Suas fotos poderão ficar muito bonitas nesse lugar e que servirá para avistar as suas praias que são dessa região e que compõe com toda a beleza que poderá ser encontrada nesse local e através dessa vista.


Uma igrejinha simpática
A Igreja de Nossa Senhora da Luz é datada do ano de 1845 e todas as pessoas que chegam por lá, podem vê-la. É uma igreja pequena, sem muita coisa, porém muito simpática o que vale uma passada bem rápida quando o visitante estiver passando por essa região.


A Toca do Morcego
É um espaço destinado também para ser ver o pôr do sol e que fica lotado de gente. Dada a sua infraestrutura e a sua organização. A Toca do Morcego é um espaço que cobra R$ 5,00 pela sua entrada e ainda oferece esteira, almofadas e um cardápio com bebidas e petiscos. É possível ficar debaixo de árvores, deitado em uma espreguiçadeira, ouvir música e se refrescar com alguma bebida.

A Primeira Praia
Essa praia é pequena, mas com muitas diversões em seu mar, com muitos hotéis e pousadas, ficando bem próxima a uma vila. É por ela também que se chega de tirolesa, que se anda de banana boat ou se faz esqui. Ela fica entre o farol do morro e algumas pedras. É uma praia preferida para o surfe e principalmente em épocas de maré alta.


A sua praia mais badalada
É a segunda praia em Morro de São Paulo. É muito badalada de dia ou de noite. Há sombreiros, cadeiras de praias e barracas em sua larga faixa de areia e a noite a sua escolha ficam pelos seus muitos restaurantes que são encontrados na orla. Não há a exigência de uma consumação que seja mínima e em noites de segunda ou de quintas-feiras há luaus nessa praia.


A praia menos movimentada
É a terceira praia. Tem cerca de 800 metros. É a mais distante da vila. É uma boa praia para se ver corais e peixes. Na frente dessa praia fica a Ilha de Caitá, que se pode alugar um caiaque para se conhecer essa ilha. Dessa praia também partem passeios que são para outros lugares nessa região. A sua faixa de areia é pequena e com uma ruela com um muro que o mar atinge.


A sua praia mais isolada
A quarta praia é com cerca de 4 km e isolada, pouco explorada e cheia de coqueiros. Na época da maré baixa, essa praia ganha a sua melhor atração que é dessa ilha, que são as suas piscinas naturais. Há uma grande barreira de corais, com possibilidade de se ver muitos peixes e apreciar a sua paisagem que é linda e muito boa para o seu sossego.


A quinta praia
É uma praia muito distante do centro, um pouco parecida com a quarta praia. Entretanto, é quase uma praia particular e para as pessoas ficam em seus resorts e em hotéis que ficam próximos. Os visitantes para chegar até ela deve realizar uma caminhada até essa praia que é longa. Outra opção para se chegar até ela seria alugando uma carroça que sai ao preço de R$ 20,00 por pessoa.


A Ilha de Boipeba
Ela fica separada da Ilha de Tinharém pelo rio do inferno. É com 20 km de
distância de algumas praias nessa região. É uma ilha com os seus encantos. A sua opção mais econômica é a de se fazer um passeio de barco pelo sul dessa ilha, que também é conhecido como Volta á ilha. Na época de alta temporada o barco pode levar até as suas piscinas naturais.

A sua feirinha de artesanato
Todas as noites em Morro de São Paulo há uma feirinha com muitos artesanatos dessa região, que é montada na Praça Aureliano Lima. Entre todas essas peças encontradas por lá há artigos que são de prata, bijuterias, roupas artesanais e diversos objetos que são para a decoração, feitos com materiais que são reciclados.


Ver o espetáculo das baleias jubartes
Entre os meses de julho e de outubro, o espetáculo em Morro de São Paulo fica por conta dessas espécies de baleias que visitam essa região. Esses mamíferos chegam a pesar até 40 toneladas e ainda podem medir 16 metros. Os animais capricham em suas acrobacias e ainda encantam a todos os visitantes que podem ter o privilégio de ver essas baleias jubartes.


Um pequeno paraíso
Assim pode ser descrito o Morro de São Paulo, com uma natureza que emoldura todos os programas de seus viajantes, com cenários que remetem ao céu ou ao mar. É um destino muito cobiçado, com uma tranquilidade em toda a sua extensa faixa de areia e com a caminhada sendo a melhor opção para se desbravar essa ilha. Conheça essa região e fique por dentro de todas as suas belezas.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

O melhor de uma viagem até Poços de Caldas

O que ver e fazer na Capadócia em 2 dias – Um lugar místico