São José dos Campos

Viagem para São José dos Campos

Anúncios

São José dos Campos é a capital do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. Com mais de 700 mil habitantes e a cerca de 100 km da capital, é cortada pela famosa Rodovia Presidente Dutra, trecho da BR-101 que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Como também fica próximo aos principais acessos à Serra da Mantiqueira, litoral norte e sul de Minas, e a menos de uma hora de carro de Aparecida, importante centro religioso do país, muitas pessoas aproveitam sua localização estratégica para explorar a área circundante para descobrir. Sua boa rede de hotéis e diversas opções gastronômicas ajudam na decisão de fazer de São José uma parada (ou ponto de partida) durante uma viagem pela região.

Quais motivações para ir até São José dos Campos e como chegar até lá?


No trajeto até a cidade de São José dos Campos, para quem vem de longe e quer viajar de avião, o aeroporto mais próximo de São José dos Campos é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo. Da capital a São José dos Campos você pode viajar de carro ou de ônibus. No transporte público, fique atento aos ônibus Gontijo, Pássaro Marron e Litorânea que passam por essa região. Para quem deseja dirigir, o trajeto de São Paulo até a cidade pode ser feito pela BR-116.


Além disso, não faltam motivos que fazem de São José dos Campos uma cidade muito interessante. São José é um centro de desenvolvimento tecnológico no Brasil, principalmente associado à indústria aeroespacial. Assim, a cidade possui museus, parques e programas culturais para quem faz coisas em São José dos gostaria Campos, com ênfase na preocupação com a preservação de sua riqueza ambiental.

O que fazer em São José dos Campos? Principais pontos turísticos.


A primeira impressão que se tem da maior cidade do Vale do Paraíba é que não é um destino turístico. E, de fato, não é um lugar onde você encontrará uma atração em cada esquina. No entanto, existem bons passeios em São José dos Campos. Se você vai a São José a trabalho e quer tirar algumas horas de folga ou até mesmo passar um final de semana em outra cidade, saiba que é possível, organize um programa de lazer muito agradável.

Outra boa notícia é que seus gastos lá em geral não serão exorbitantes – principalmente se você estiver acostumado com os preços de São Paulo. Paulo. Em São José, as principais atrações turísticas são gratuitas, há pouco dinheiro para viajar e para saciar o estômago, há restaurantes de todas as faixas de preço.

Parque Alberto Simões


Quem procura atividades em São José dos Campos e gosta de caminhadas e esportes ao ar livre não pode deixar de visitar o Parque Alberto Simões. Neste parque você pode praticar esportes radicais como escalada, tirolesa e arvorismo.


Aqueles que viajam com crianças pequenas também podem relaxar, pois o parque possui playground. Todos os esportes são gratuitos, basta adquirir o ingresso e verificar o horário de funcionamento dos equipamentos. O parque fica em uma antiga fazenda, Fazenda Boa Vista. O casarão é atualmente a sede da polícia ambiental, que faz um trabalho de educação ambiental na região. Com tudo isso, é uma boa opção para o lazer em família.

Parque da Cidade


O Parque da Cidade, nome mais comum para o Parque Municipal Roberto Burle Marx, é o maior espaço verde da área urbana de São José dos Campos. Os visitantes podem passear entre flores exóticas, palmeiras, lagos e outras ilhas artificiais, que ocupam quase um milhão de metros quadrados. Esta riqueza natural atrai uma série de animais selvagens que podem ser vistos por quem caminha pelo parque. Residência Olivos Gomes, antiga dona da fazenda, que agora dá lugar ao parque, também está aberta à visitação. Assim como os jardins projetados por Roberto Burle Marx, a casa é tombada como Monumento Histórico pelo Conselho Local de Conservação do História, Arte, Paisagismo e Cultura. O parque também conta com espaços culturais como o Teatro de Arena e o Museu do Folclore.

Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB


Nas últimas décadas, o DCTA conquistou reconhecimento na comunidade científica brasileira e internacional e é atualmente reconhecido como um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e no mundo. Um para contar essa história e o patamar alcançado pela indústria aeroespacial no país, o DCTA construiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB. O MAB pretende ser referência para o polo tecnológico do qual São José dos Campos e região foram a fundação do DCTA. O acervo de memoriais está dividido nas seguintes áreas: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espaço e Pesquisas Afins.

Mirante do Banhado


O Mirante do Banhado é uma estrutura de onde você pode apreciar a bela vista da cidade e das montanhas ao longe com um amplo gramado. O local é especialmente agradável para passear durante o pôr do sol. O Mirante é construído na forma de um terraço de madeira onde muitos turistas e moradores vêm para ver a paisagem e passear. O nome Mirante do Banhado foi dado no passado durante as cheias do Rio Paraíba do Sul, o gramado observado, foi alagado e até se chamava Mar Joseense. Vale a pena conhecer esse Mirante que já virou um dos cartões postais de São José.

Museu de Arte Sacra


Instalado na capela de Nossa Senhora Aparecida e inaugurado em 2007, o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos possui um acervo composto por pinturas, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão e diversas outras peças do século XVIII a XX e feito por artistas do Vale do Paraíba e região.

Gostou do nosso tour pela maior cidade da região do Vale do Paraíba?


São José dos Campos conta com diversos pontos turísticos e passeios para serem realizados sozinhos, em família e até com amigos, e além de Parques e Museus citados acima, a cidade conta com uma variedade de restaurantes, cafeterias e casas noturnas durante a noite.

Em Alta

content

Sky Airline: voos com até 50% OFF

Com a Sky Airline você tem voos com tarifa zero! Dessa forma é possível voar com conforto para o Chile, Brasil ou Argentina!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Quais as melhores praias da América do Sul?

As melhores praias da América Sul podem tornar a sua experiência no continente completamente inesquecível, com custos baixos de viagem!

Continue lendo