América do Sul

Roteiros gastronômicos de São Paulo

Anúncios

Sem dúvidas pode-se conhecer um local e uma cultura através de sua gastronomia. Para muitos a viagem se trata mais de comer, do que de qualquer outro aspecto, porque é parte fundamental para determinar o sucesso de qualquer viagem. Mas para outros, a viagem gastronômica já é um objetivo talhado em suas razões, e para esses, preparamos alguns restaurantes que não podem faltar durante sua viagem.

Danda’s Burguer

Simplesmente o melhor hamburguer que já provei até hoje. Acostumados com as redes de fast food vai entender, quando eu disser: a carne deles têm sal! E não só isso, toda a mistura de temperos resultam em uma carne suculenta, que combinadas aos demais ingredientes do lanche, trazem água na boca só de recordar. 

As opções no cardápio são temáticas, com atores e cantores dos anos 50, 60 e 70. E possui uma variedade para agradar a todos os paladares, inclusive aos vegetarianos. Meu preferido? Ava Gardner, uma deliciosa combinação de pão de brioche feito no loca, hambúrguer bovino de 200g, infusão de queijos (em especial gorgonzola), relish de pepino (também feito no local), alface, tomate, cebola rocha, e um bacon crocante; simplesmente impecável.

O lugar fica situado em Jundiaí, cidade ao interior de São Paulo, e que com certeza vale a pena a viagem. Infelizmente o lugar não funciona todos os dias, abrindo de quarta à domingo, das 19h às 23h, e de segunda dás 06h às 11h (apesar de estar fechado na maioria das segundas).

Taverna Medieval

Pela temática, o local é bastante procurado, e consegue fidelizar bastante clientela com seus quitutes bem feitos, e uma cartela grande de drinks. O lugar fica localizado na Vila Clementino, e oferece ambientação totalmente voltada aos tempos medievais, contando com mesas no estilo vitoriano, escudos e tudo mais, para contribuir com o ar que o lugar quer passar. Além disso, como é de se esperar, os jogos de tabuleiro, são grande parte da atração.

Mas como estamos falando de gastronomia, vamos falar só por um momento do hamburguer Ragnarok, que é simplesmente maravilhoso. No cardápio você encontrará uma variedade de combinações, que podem agradar os paladares mais sofisticados. Sem dúvidas, essa viagem, não pode faltar.

D.O.M

Impossível falar de gastronomia em São Paulo, sem lembrando dos grandes chefes da alta gastronomia. E isso inclui o chef Alex Atala, que faz o restaurante ter todo seu renome. Além do chef ser conhecidíssimo na área, o restaurante fica em uma das áreas mais nobres de São Paulos, no bairro dos Jardins, o que quer dizer, luxo.

Agora sobre o cardápio do lugar, seus pratos são extremamente excêntricos e caros. E por isso, o recomendado é começar com uma degustação, que permite conhecer um pouco das receitas que foram alvo de pesquisa sobre ingredientes brasileiros usados em sua mais autêntica tradução. Os pratos no D.O.M retratam a nossa gastronomia, em sua maior beleza e diversidade, apresentando pratos e combinações elaboradas pelo próprio Alex, em virtude de trazer ao paladar, o real gosto brasileiro, falando a língua de todos os povos que aqui habitam.

Sal Gastronomia

Com certeza, esse restaurante deve estar na sua lista desde o começo, mas não podemos deixar de pontua-lo. Quem nunca quis conhecer e provar a culinária do nosso querido Chef Henrique Fogaça, conhecido por todo o Brasil por duas aparições em Master Chef, além do seu sabor incomparável.

O atendimento do lugar é espetacular, e a comida, é simplesmente de outro mundo. Para alguns pode ser um pouco diferente para o paladar, mas depois de combinar com uma boa taça de vinho, todas as combinações parecem casar perfeitamente em sua boca, principalmente quando se trata do famoso prato de cordeiro servido no lugar; é maestral.

Além de tudo, a experiência é enriquecedora. Poder ver de perto os chefes trabalhando em seu prato, todo o cuidado e precisão dos ingredientes, é algo para encher os olhos de qualquer pessoa apaixonada por gastronomia. Sem dúvidas, os sabores são diferentes, e conseguem tirar qualquer um da caixinha.

Acrópoles

Esse é um pouco diferente das demais opções, porque estaremos abordando uma culinária diferente; a grega. Nascido em 1959, o restaurante localizado no Bom Retiro, chama atenção com seu ambiente simples e bem aconchegante, que não deixa ninguém intimidado. Com suas cadeiras e mesas típicas de um bar, aposto que muitos pré-julgam o restaurante, mas vá por mim, vale a pena deixar isso de lado.

O lugar serve uma variedade de sabores, desde frutos do mar, até vitela, carneiro, tortas. O que chama atenção na culinária é o sabor, que é extremamente diferente ao da culinária brasileira (claro que temos algumas adaptações, para o nosso gostinho brasileiro). É comum no lugar você se deparar com uma vitrine de alimentos (estilo Subway ou Spoletto) onde você seleciona os ingredientes, e o chef prepara seu prato. O resultado é impressionante.

Tasca Arouche

Aqui já se sobressai a culinária portuguesa. Os sabores são bem sutis e combinam muito com o paladar brasileiro mais refinado, com suas entradas que acompanham queijo fresco, pães, azeitona, pasta de grão de bico, enfim, um couvert extremamente generoso que já começa sendo uma boa pedida. O local fica situado no Largo do Arouche, centro histórico de São Paulo.

No cardápio do restaurante você encontrará carnes, salgados e frutos do mal. As opções mais pedidas, são para uma segunda entrada com salgados como rissoles de camarão e de bacalhau, depois partir para os pratos maiores como no caso do camarão a provençal com arroz verde.

Independentemente de onde for o local e de qual cultura se tratará a culinária, permita-se experimentar. Por mais diferentes que sejam os paladares, é assim que muitas pessoas se comunicam, através da comida, por isso é um jeito de conhecer outros lugares, costumes e pessoas. Ainda que não seja do seu gosto, anime-se para conhecer mais e descobrir quais são as comidas típicas de determinado lugar que te agrada, e faça uma viagem cultural, sem sair do Brasil, é sobre isso que se trata o roteiro de viagem gastronômica.

Em Alta

content

American Airlines: descontos de até 60%!

Voe com a companhia aérea que mais transporta passageiros no mundo, a American Airlines! Confira como economizar na hora de comprar passagem.

Continue lendo