América do Sul

Viajar para Paraty, onde ir?

Anúncios

Viajar para Paraty, onde ir? Você tem ideia já que Paraty possui construções históricas coloridas, como também lindas praias, sendo um dos destinos mais procurados. Saiba que a cidade oferece um pouco de tudo, e sendo assim quando alguém procura o que fazer, onde ir em Paraty, logo irá perceber isso. 

Saiba onde ir em Paraty

  • Ir ao centro histórico de Paraty 

Você poderá ir no centro histórico de Paraty que foi tombado pelo patrimônio histórico desde o ano de 1958, o casario de Paraty deixa você com a impressão que a cidade parou no tempo, pois, ele é o maior cartão postal da cidade. Saiba que a corrente que fica na rua principal mantém os carros longe da maior parte das ruas do centro histórico. 

O que talvez você e muitas outras pessoas não saibam é que a cidade foi uma das primeiras cidades que foram planejadas do país, em uma cidade que foi pensada para viver de acordo com os ciclos da maré. Na maré cheia, por exemplo, a água toma conta das ruas. 

Entretanto, as casas foram construídas um degrau acima para que a água fique deixada sempre para fora. Já na maré baixa, a água recua que é o sistema que foi planejado para limpar o esgoto da antiga cidade colonial. E entre as pedras do calçamento ficam os pequenos caranguejos que cavam as suas tocas na areia molhada. 

Vale ressaltar que o calçamento ainda se trata daquele que foi construído com as escorregadias pedras pé de moleque, que fazem os viajantes ficar mais atento com cada passo que for dar. Sendo por isso, que você deverá ir devagar, mas, não fique apenas olhando para o chão, procure observar o lindo casario antigo que foi do tempo do Brasil colonial. Busque entre as suas fachadas os símbolos que são misteriosos e que são relacionados a maçonaria que por sua vez teve forte influencia na cidade.

  • Ir à praia em Paraty em Pontal e Jabaquara

Paraty possui duas praias mais perto da cidade, que podem ser visitadas a pé. A primeira, é bem perto do centro, é a Praia do Pontal. Saindo do centro da cidade, você pode chegar lá com menos de 10 minutos de caminhada. Trata-se de uma praia que possui uma boa estrutura de bares e de restaurantes também, que por sua vez abriga uma vila de pescadores e por isso é comum que você encontre algumas embarcações no mar. 

Você encontra também mais a frente à praia de Jabaquara, que fica em média de 20 minutos de caminhada desde o centro e subindo um morro. Essa praia também possui uma ótima estrutura de bares e também de restaurantes e há quem acha Jabaquara bem mais bonita que a praia de Pontal. 

A praia possui uma faixa de areia que é bem mais extensa, o que ajuda a diluir a densidade de pessoas na praia, o que dar a sensação de que a praia se encontra mais vazia. E também existem poucos barcos por lá.  Ou seja, as praias são muito bonitas, porém, possui muitas pessoas que duvidam da balneabilidade das águas da praia. 

E os motivos disso seriam o óleo e também os restos de peixe que são jogados no mar pelos barcos pesqueiros e também pelo descarte irregular de esgoto no mar. Então para tirar essa dúvida o ideal é sempre conferir o relatório atual que é feito do Inea com a condição das águas em Paraty e somente ai tomar uma decisão se vai ou não tomar banho de mar. 

Outros lugares para ir em Paraty 

  • As cachoeiras de Paraty 

As cachoeiras de Paraty para você que não que ir apenas às praias, é uma ótima opção que vale a pena visitar. Já que você encontra muitas opções para se divertir por lá, como, por exemplo: você pode ir na cachoeira do Tobogã, que por sua vez pode ser combinada com o poço do Tarzan que fica próximo dessa cachoeira. 

Saiba que essa atração faz jus ao seu nome, porque você poderá realmente escorregar pela pedra, como se estivesse em um tobogã.  Ou seja, é diversão na certa. Já a cachoeira da Pedra Branca é outro tesouro de Paraty, pois é ponto muito procurado pelos turistas. Ela fica localizada em uma área de acesso mais difícil, sendo por isso que o ideal é que faça um tour que seja guiado pelas cachoeiras. 

  • Ir para o passeio de escuna 

Saiba que um dos passeios que é mais clássico da cidade é o passeio de escuna. Os barcos fazem saídas diariamente, e o passeio pode ser comprado diretamente no píer, com as agências de turismo de Paraty.  O roteiro que é mais tradicional passa por algumas das atrações que é uma das mais clássicas de Paraty: Praia Vermelha, Lagoa Azul, entre outras. 

Saiba que vale a pena principalmente se é aa sua primeira vez na região, para conhecer um pouco mais as praias que são cercadas por mata atlântica, marca registrada da cidade. 

  • O mergulho com cilindro 

O litoral de Paraty que é pertencente à baía de Ilha Grande, é um pedaço de mar com as águas calmas e perfeitas para mergulhar o ano todo. Saiba que até debaixo d’água não irá faltar atrativos como, peixes e os corais multi coloridos e até mesmo os pontos de mergulho em naufrágio. Várias empresas oferecem a opção de mergulhar de forma autônoma e até mesmo alguns cursos de mergulho em Paraty. 

Até você que nunca viveu essa experiência e quer possui a sua primeira vez no fundo mar nas águas de Paraty, podendo contatar uma das empresas no centro histórico e também agendar um mergulho de batismo em Paraty.  

Quer viajar para Paraty e saber onde ir? Pois, como você viu poderá ir no centro histórico de Paraty, Praia do Pontal que sai do centro da cidade, você pode chegar lá com menos de 10 minutos de caminhada, entre outros. 

Para saber mais onde ir quando viajar para Paraty veja essa e outras matérias aqui no nosso blog!

Você também pode gostar

content

JetSMART: voos na América do Sul com até 35% OFF!

A JetSMART traz um benefício exclusivo que te dá acesso a mais flexibilidade e condições incríveis para viajar, o SMARTICKET.

Continue lendo