As características do agroturismo

O agroturismo é um novo conceito de negócio e traz muitos benefícios econômicos, sociais e ecológicos. É também uma forma de promover um desenvolvimento sustentável e de exercer muitas atividades no meio rural. Conheça todas as características dessa nova modalidade de turismo e que tem um grande potencial para a geração de novos negócios.


Ele surgiu na Europa na década de 60 e onde as pessoas que eram da cidade iam para o meio rural, se hospedando em propriedades, que se estabeleciam um relacionamento que era considerado como diferente com o habitual encontrado nos grandes centros urbanos, num relacionamento do turista que era muito pessoal e sendo tratado como um amigo da família que o recebia.


O agroturismo pode ser caracterizado, nos dias de hoje, como um conjunto de atividades que são direcionadas para o turismo e desenvolvidas em meio rural, com o comprometimento de uma produção agropecuária, que possa agregar valor aos seus produtos e serviços, com resgate e promoção de um patrimônio que seja cultural e natural de uma determinada comunidade.

Fazenda São Luiz da Boa Sorte – Vassoura


A modalidade desse turismo
O turismo rural ou agroturismo é considerado como uma modalidade de turismo, que tem o objetivo de permitir que todas as pessoas tenham um contato que seja mais direto ou genuíno, com natureza, agricultura e suas tradições que são locais, por meio de hospedagens que é domiciliar, num ambiente que é rural e também familiar.


Esse turismo em um espaço que é rural é uma atividade geradora para um desenvolvimento que é econômico para o mundo rural, com outras atividades econômicas que possam interagir. Essas atividades no meio rural podem ser constituídas de uma hospedagem, alimentação, recepção em visitação nas propriedades rurais, recreação, entretenimento e atividades pedagógicas rurais.


Para facilitar o seu entendimento, na prática esse turismo rural pode ser feito por meio de uma visita que seja turística em uma fazenda rural, que tenha uma atividade que seja agrícola, de criação de gado, com o turista pagando um valor para a sua entrada, como se fosse um ingresso, para que possa experimentar a degustação de um produto, do próprio local ou comprar um produto dessa fazenda.


Todas essas e outras atividades que são feitas no ambiente rural, são estruturadas, levando em conta o tamanho da fazenda, que na maioria dos casos, são de médio ou grande porte, que irá necessitar de ter um apoio para os grupos dessas visitas turísticas que são abertas para os brasileiros ou estrangeiros, contribuindo para um desenvolvimento local, com geração de emprego e renda.

De acordo com o Ministério do Turismo do Brasil, o turismo rural ou agroturismo é um conjunto de atividades que são turísticas, desenvolvidas em meio rural, com um comprometimento com toda uma produção que seja agropecuária, agregando valor para os produtos e serviços, com um resgate e uma promoção do patrimônio cultural e natural de uma comunidade. No Brasil essa atividade tem mais de 20 anos.


O potencial do agroturismo
O turismo é um complemento dessa atividade rural. Contudo, são necessário que se mantenham todas as tradições do trabalho do campo. O cliente é considerado como a principal atração desse negócio, que é constituído sobre uma base a qual o turismo precisa se consolidar, pela manutenção da vida no aspecto rural e com todos os seus benefícios, como uma tranquilidade, segurança e vida em família.


O agroturismo também ajuda numa estabilização da economia local, com a criação de empregos em muitas atividades que estão indiretamente ligadas a ele, como num comércio de mercadorias, em serviços auxiliares, na construção civil, além de abrir muitas oportunidades de negócios que são diretos, como uma hospedagem, lazer e recreação e trazendo muitos benefícios que são ambientais.


Todo esse estímulo para uma conservação que é ambiental com o agroturismo, também pode trazer uma multiplicação de plantas e de animais, agregando valor para os produtos agrícolas do estabelecimento e a instalação de indústrias que são artesanais, com a produção de alimentos que são regionais e típicos, despertando uma atenção para o manejo, conservação e a recuperação das áreas degradadas.


Para os empreendedores do agroturismo um bom atendimento pode significar o mesmo que um bom preparo de um solo, para que seja implantada uma boa cultura. Outros fatores são evidentes e muito importantes para esse empreendimento, porém, o importante é a sua vocação para o recebimento das pessoas que poderão ser tratados como hóspedes, para gostarem dessa atividade.


Os destinos para curtir o agroturismo
Para os que desejam uma programação que seja diferente para as suas próximas férias e ainda fugir de toda uma correria que poderá ser encontrada nos grandes centros urbanos, aproveitando a simplicidade e o aconchego do interior, o agroturismo será perfeito para você. Dedique essa viagem para explorar as tradições e os costumes do campo nas propriedades rurais pelo Brasil.

Bento Gonçalves – RS


Conheça no interior do Rio de Janeiro Vassouras, que no século XIX era conhecida como a cidade dos barões do café. É um local para se ter uma aula de como esses poderosos viviam naquela época e um dos principais destinos turísticos que entra na rota do agroturismo. A sua praça é cercada por construções coloniais. Visite o Museu Hera para ver o estilo e a habitação das famílias cafeeiras.

Na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul e mais precisamente em Bento Gonçalves é mais um destino que é uma referência para o agroturismo. É uma cidade que também é um destino para as pessoas que são apreciadoras de vinhos, com uma cultura italiana muito bem preservada e se encante com todas as paisagens que são naturais dessa região, como os seus cânions, vales, rios, cavernas e cachoeiras.


A 180 km de distância de João Pessoa a dica para a realização de um agroturismo é em Cabaceiras. Nessa região já foram rodados mais de 25 filmes e produções de TV e os moradores se sentem orgulhosos e dão o título para essa cidade de “Roliúde Nordestina”. Agora que você já sabe o que significa o agroturismo, conheça uma dessas cidades que citamos aqui, para se maravilhar de todas as suas belezas.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Uma viagem até Cartagena, na Colômbia

Visite Aracaju