América do Sul

Uma viagem até Penedo

Anúncios

Penedo é um destino que fica no Rio de Janeiro, no distrito de Itatiaia, conhecido também como o único bairro que é típico finlandês, num local em que não é economizada uma boa gastronomia e cultura. Há por essa região, belas paisagens, com muitas atrações culturais e que são um verdadeiro presente para os seus visitantes, que podem contemplar toda a sua beleza.

A região é considerada como uma colônia finlandesa aqui no Brasil. É vista também como a pequena Finlândia, numa cidade que na maior parte do ano possui um clima que é ameno e que é destinada para os viajantes, que querem fugir de um calor de uma capital. É um grande refúgio, com uma oportunidade para se curtir um frio.

Os viajantes por lá, poderão apreciar um delicioso chocolate quente ou um bom café, se essa viagem não for feita em uma época que seja de frio. Nos dias que são quentes, o turista poderá escolher por uma refrescante cachoeira, com muitos passeios na natureza. Entretanto, não muito longe dali, fica a Serra da Mantiqueira, num distrito que não economiza em passeios que serão bem agradáveis.

Penedo atende muito bem a um perfil que é o de viajantes, que sejam os mais aventureiros, que são aqueles que estão em busca de trilhas, de cachoeiras e de ter um maior contato com a natureza. É um destino que fica bem pertinho da capital, com alguns de seus visitantes, podendo planejar uma viagem que seja de um final de semana.

A parte que é a urbana dessa vila é pequena, de muita graça e de muito charme. Há uma forte influência que é a de imigrantes finlandeses, que pode ser vista em sua gastronomia ou em sua arquitetura. O centro que é o de sua vila é também conhecido como a Pequena Finlândia de Penedo, ficando bem no centro dessa cidade a famosa Casa do Papai Noel.

O que o visitante pode conhecer em Penedo

Em Penedo, os seus pontos turísticos, ficam evidenciados no centro dessa cidade ou pelos arredores da vila, que sejam aqueles mais ligados ao ecoturismo. O melhor para essa viagem é ir de carro, para que o viajante tenha uma autonomia e para que possa se deslocar para as suas cachoeiras ou pelos seus restaurantes.

No Centro de Penedo, fica a Pequena Finlândia, que é o local mais visitado, que mais parece uma cidade que é cenográfica. É um destino que é obrigatório, mas que pode reproduzir uma colônia que é finlandesa, nos seus mínimos detalhes, que conta com muitas atrações, com muitas lojas de artesanato, cafeterias, sorveterias ou fazer muitas outras compras.

Visite a Casa do Papai Noel, que traz a magia dessa época para essa região, que é uma residência, que é de construção Finlandesa, muito colorida e com muita diversão para toda a criançada. A sua atração principal é a de ser recebido pelo bom velhinho, num local que funciona das 10h até ás 19h e com uma entrada que custa um preço bem baratinho.

Vá até o Museu Finlandês Dona Eva, que possui um acervo que é com mais de mil itens que são da cultura finlandesa, mas que conta também um pouco da história que é a de Penedo e nos seus muitos detalhes. Há fotografias, móveis e um vestuário que é tipicamente europeu, que remonta a história, que é a de uma trajetória familiar e daquelas famílias que ajudaram a construir esse distrito. 

Há em Penedo a Fábrica de Chocolate Tonttulakki Suklaat, que é finlandesa e que traz o seu mais delicioso chocolate belga dessa região, que são de grandes variedades e com uma boa qualidade, que podem ser os seus deliciosos bombons ou as suas lembrancinhas, que são bem criativas e impossíveis de não serem apreciadas pelos seus turistas.

Os atrativos de Penedo em meio á natureza

Quem curte ter um contato com a natureza, uma viagem até Penedo, poderá proporcionar muitas surpresas. A Serrinha do Alambari é com muitas piscinas naturais que são exuberantes, com as suas águas que são cristalinas. O Poço do Céu e o Poço dos Dinossauros são locais bons para um banho e que atraem muitos turistas, que é preciso chegar cedo e ainda pagar uma taxa por essa visita.

Serrinha do Alambari

O Poço das Esmeraldas é um verdadeiro paraíso escondido em Penedo, mas que fica distante 15 km de distância desse destino, com as suas águas que são de cor verde-esmeralda, excelentes para um banho, mas que é necessário ter de percorrer uma pequena trilha e ainda pagar por uma taxa. O visitante nesse local poderá aproveitar para deixar o seu carro em um estacionamento.

A Cachoeira de Deus é mais um lugar considerado como secreto em Penedo, ficando a 5 km de distância do centro, num local em que é oferecido um poço que é de águas cristalinas, mas que é ao redor da Mata Atlântica, com mais de 15 metros de altura e com águas que ficam bem geladas na época que é a do verão, mas que em nada tira ao seu encanto.

As Três Cachoeiras, fica bem pertinho do Centro de Penedo e bem no caminho para outra, que é a de nome Cachoeira de Deus, que foi a que mostramos anteriormente. As Três Cachoeiras são um complexo que é de quedas d´àguas, mas que são bem tranquilas, com três corredeiras que são leves, numa natureza que é preservada e como uma excelente pedida que é para um bom banho.

A Cachoeira das Três Bacias fecha o circuito que é de atrativos em meio à natureza em Penedo e que separamos para vocês. A sua queda d´água surpreende, com o oferecimento que é o de três poços naturais, com as suas águas que são calmas e que podem encantar aos seus turistas. É de fácil acesso e fica localizada no Alto de Penedo, para uma contemplação de toda a sua beleza.

Com muitos outros atrativos e que separamos esses para a sua viagem, Penedo é também com uma boa gastronomia, uma natureza que é única e que deixará a todos os seus visitantes encantados. Um destino que com certeza guarda muitas surpresas para os turistas. Não deixe de conhecer por esse destino, que é com bons passeios.

Em Alta

content

O que preciso saber sobre o Coronavírus e as viagens

A pandemia do COVID-19 ou Coronavírus é um evento extraordinário que aconteceu, na China a partir do final do ano de 2019, se espalhou e continua se espalhando pelo mundo atualmente. É um assunto considerado de dimensões globais, com os órgãos de saúde de todo o planeta, passando a aderir a muitos cuidados e restrições para o vírus não se espalhar.

Continue lendo