América do Sul

Vale a pena conhecer o Mato Grosso?

Anúncios

Ao falarmos do Brasil uma característica bem marcante  do nosso país,  é a sua diversidade natural. Para se ter uma ideia, apenas o estado de Mato Grosso preserva três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

Se você está planejando viajar para algum destino brasileiro, mas ainda não formulou muito bem o seu plano de férias, confira e deixe-se surpreender pelos destinos que comprovam que vale a pena conhecer o Mato Grosso.

O estado conta com mais de 140 municípios no e as diferentes regiões possuem peculiaridades e características distintas. A princípio, Mato Grosso era território espanhol antes de ser anexado pelo Brasil, além de possuir fortes raízes indígenas. A cidade de Cuiabá nasceu do Arraial da Forquilha, que foi fundado em 1719.

Passear pelo centro histórico, nadar em rios cristalinos, avistar diferentes espécies de pássaros e saborear pratos à base de peixes locais são algumas das opções que você encontra nos destinos existentes por lá. Pensando nisso, vale a pena conhecer o Mato Grosso?  Confira agora em nosso texto as melhores opções de destinos do estado para viajar.

1 – Cuiabá

Casa do Artesão

A capital mato-grossense, Cuiabá, é perfeita para os turistas interessados ​​em atividades culturais, arquitetura colonial e  boa gastronomia. Quem for para lá não deve deixar de visitar as casas antigas e as igrejas  do centro histórico. 

Quem gosta de artesanatos pode encontrar também belos produtos na capital do estado. Para isso, basta visitar a Casa do Artesão, o  passeio promete ser encantador. Sem dúvidas, Cuiabá é uma ótima porta de entrada para  Mato Grosso, e uma das grandes provas de que vale a pena conhecer o estado. Lá você tem seu primeiro contato com a cultura e  diversidade e toda a beleza que o Mato-Grosso tem para oferecer. 

2 – Pantanal

Você sabia que parte do Pantanal fica no Mato Grosso, é muito fácil conhecer um dos ecossistemas mais diversos do mundo, com mais de mil espécies  animais e quase duas mil plantas. 

O Pantanal é perfeito para avistar animais selvagens como jacarés, garças, gaviões, tamanduás e até onças, e por ser a maior planície alagável do mundo, a grande variedade de roteiros surpreende seus visitantes.

São cenários deslumbrantes, que servem como belas justificativas para conhecer o Mato Grosso, com paisagem e locais que misturam natureza e tradição, cercados por uma completa infraestrutura hoteleira, gastronomia deliciosa e passeios imperdíveis que podem ser feitos a pé ou a cavalo, jipe ​​e barco. Esta é uma experiência de viagem única e com certeza um dos mais belos atrativos que garantem que vale a pena conhecer Mato Grosso. 

3 – Jaciara

A  145 km de Cuiabá fica a cidade de Jaciara, templo dos esportes radicais. O município possui dezenas de cachoeiras, corredeiras e grutas projetadas para levar a adrenalina ao máximo, sendo um destino que vale muito a pena conhecer se você for amante de aventuras. 

Todas essas emoções têm uma direção: as águas termais da Cachoeira da Fumaça, ou Thermas Cachoeira da Fumaça, que conta com uma cachoeira com uma queda de 30 metros.

Aqui os visitantes podem praticar rafting e rapel, além de natação, mergulho, caminhadas e outras possibilidades que tornarão suas férias inesquecíveis com a  natureza que Jaciara preserva a cidade que ainda possui o sítio arqueológico Vale das Perdidas.

4 – Chapada dos Guimarães 

Localizada a 70 km de Cuiabá,  a Chapada dos Guimarães é um dos principais destinos de ecoturismo do estado.  Se você procura destinos repletos de beleza, prepare-se para se apaixonar por paisagens incríveis, cachoeiras e rochedos (tudo  com muita tranquilidade).

A Chapada é o lugar perfeito para contemplar a imensidão da natureza e relaxar. Uma das atrações mais famosas é a cachoeira Véu de Noiva. É possível se hospedar em Cuiabá em hotéis confortáveis ​​e de lá explorar a região da Chapada.

5 – Vale do Araguaia 

Já aqueles que querem conhecer uma paisagem diferente no  Centro-Oeste do Brasil, porque não uma praia linda? Se a sua resposta, mesmo incrédula, for sim, você deve visitar o Vale do Araguaia

Localizado entre as divisas dos estados de Mato Grosso e Goiás, a 518 km de Cuiabá. Lá você pode conhecer a Praia da Arara, com água doce, areia branquinha e fofa. Além de 34 comunidades que preservam povos indígenas, cachoeiras, rios, 

Na região também ficam situadas a Serra do Roncador e a Serra Azul. Ambas são consideradas por ufólogos e esoteristas como regiões de contato extraterrestre.

6 – Vila Bela da Santíssima Trindade

Durante sua visita você não pode deixar de conhecer o local que foi a primeira capital do estado com fortes traços da cultura negra. Vila Bela é um local histórico na fronteira com a Bolívia, bem às margens do Rio Guaporé, a cidade possui uma serra que atrai por suas cachoeiras incríveis.

Para quem gosta de aventura essa é a escolha certa, há muitos caminhos e trechos quase inexplorados  escondendo belezas naturais únicas. Uma das alternativas é a Cachoeira do Jatobá, passeio no qual é preciso caminhar 3h30m. Porém, a vista de  mais de 200 metros  é belíssima

A estação chuvosa, que vai de abril a junho, é a mais indicada, já que em outras épocas a tendência é que as quedas sequem.

7 -Campo Novo do Parecis 

Um terço do território de Campo Novo do Parecis é constituído por terras indígenas, por isso a maioria das atividades na região se baseiam nessa realidade, incluindo caminhadas para visitar aldeias e visitar cachoeiras. 

Seu ponto forte é o esporte: para os mais aventureiros há rapel em Santo Utiariti e  uma cachoeira com 85 metros de altura. 

São muitos os motivos que fazem dessa parte do Brasil uma região especial,  o estado oferece diversas oportunidades que atraem todo tipo de viajantes, você pode explorar a história e a gastronomia da capital, além de curtir o ecoturismo e aventuras no interior.

Esses são alguns dos motivos, ou atrativos turísticos, pelos quais vale a pena conhecer o Mato Grosso. Lembrando que a nossa lista é pequena em comparação aos diversos atrativos que o estado oferece, então, se está pensando em viajar, consulte uma agência de viagem especializada na região para garantir o melhor roteiro.

Em Alta

content

Roteiro romântico de viagem pela América Latina

Um roteiro romântico na América Latina pode variar desde praias até montanhas cheias de neve. Tem para todos os gostos e bolsos!

Continue lendo
content

O que fazer no Rio de Janeiro: praias, cultura e gastronomia

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais conhecidas e visitadas do Brasil, e por boas razões. Com praias famosas, uma cena cultural vibrante e uma beleza natural de tirar o fôlego, é um destino imperdível para turistas de todo o mundo.

Continue lendo