Os desafios do turismo no Brasil

O turismo no Brasil é denominado como um setor que é crescente e muito importante para a economia de muitas regiões, que também é em razão de sua diversidade cultural ou de suas belezas naturais. Todo esse potencial turístico, ainda não é explorado em sua totalidade. No entanto, isso ao longo dos anos está mudando e muitos turistas estão vindo para cá.

Publicidade

A atividade turística é uma grande geradora de receita social, por gerar grande número de postos de trabalho, que são diretos e indiretos. A nossa cultura é preservada, por guardar a identidade de um lugar e que são os seus monumentos históricos, seus centros históricos ou o seu povo, além de aliar renda e preservação, como o ecoturismo que só existe ao ser preservado.

O turismo possui a sua capacidade de organizar o espaço geográfico, em face da necessidade de oferecer condições, que são do andamento das atividades, que podem ser as infraestruturas necessárias, os hotéis, rodovias, meios de transporte, de comunicação e muitos outros. No mundo, o tema turismo é tido como uma grande tendência que é a econômica, além de ser muito valorizado.

Publicidade

Podemos dizer que, a atividade turística no Brasil é uma das cinco atividades que mais geram renda a nossa economia, com geração de empregos, alimentando o comércio regional, contribuindo para uma sustentabilidade das suas regiões que são visitadas, movimentando a produção e distribuindo o consumo que é o de bens e de arte local, em uma determinada região brasileira. 

Um novo mercado para o turismo 

Após o isolamento social no Brasil, o turismo nacional já dá sinais de sua recuperação e abre espaço para novas oportunidades que são de negócio. Todo o desempenho do turismo afetam outros 50 setores, como os de alimentação, transporte, recreação, hospedagem, aluguel, logística e outros, apesar de ser uma área em que o Brasil precisa de um grande desenvolvimento.

Entre março e agosto de 2020, o setor de turismo fechou as suas portas no Brasil e no mundo, em alguns países, com a chegada de uma pandemia. Diversos empreendedores do setor buscaram crédito com o governo e ainda esperam por uma vacina, aqui no Brasil. Contudo, houve muitas perdas para esse setor, que aos poucos está voltando, com as pessoas viajando nacionalmente. 

Para os trabalhadores que são do setor de turismo, o jeito é prestar atenção a todas as transformações, já que mesmo no auge da pandemia o turismo não cessou completamente a sua existência. Há um crescimento da demanda de um “staycation” ou um turismo de escapada, que é para se ter uma fuga de uma rotina que é a de um isolamento.

As pessoas estão procurando por lugares que ficam próximos das grandes cidades, para que possam passar alguns dias. Com a pandemia, as demandas pelos voos que são os nacionais caíram em torno de 90% se comparado ao ano de 2019, que o setor de turismo estava numa época que era muito promissora. A queda nos voos internacionais foi ainda maior do que as dos voos nacionais.

A retomada

A retomada do turismo já começou e aqueles que apostarem num turismo que é o doméstico, agora terão a chance de colher bons frutos, por meio de uma grande oportunidade de negócios e que pode estar mesmo no aluguel de hospedagem, que é bem mais rentável que o aluguel de moradia, assim como é visto no aluguel de chácaras, sítios e casas na praia ou quartos em casas.

O turismo pós-pandemia irá valorizar mais as viagens que são as mais curtas e as mais simples. Uma pesquisa já indicou que mais de 70% das pessoas, irão passar a valorizar mais os hábitos que são de uma viagem local e ainda deseja que seja aumentada toda essa frequência. O impacto que foi feito com a COVID-19 apresenta um novo normal, um novo mundo ou uma nova perspectiva.

Isso tudo ajuda a fortalecer o turismo, que é o de base comunitária, por fortalecer locais que estão próximos a cachoeiras, lugares para se fazer trilha, praticar esportes radicais ou aquáticos. O segredo para essa retomada é o de surpreender aos turistas, com tudo o que esses locais poderão oferecer, além de atender a todos os protocolos que são sanitários e de higiene em um desses locais. 

Esses protocolos de segurança e de higiene, não passam despercebidos pelos turistas, que é o atendimento de um hóspede com máscara, higienizar todos os cômodos e ter álcool em gel para a recepção dos visitantes. Isso fará com que os viajantes ao perceberem todo esse cuidado, possam passar mais dias em uma hospedagem do que estava planejado.

O turismo e os negócios estão mudando e isso irá perpetuar pelos próximos anos, com o foco das viagens, sendo direcionado para a simplicidade, na economia e para unir as pessoas em uma viagem, que será feita na maioria das vezes dentro do nosso país, já que a maior procura poderá ser por aquelas viagens em espaços que são abertos, com muita natureza e com um turismo que poderá ser o rural. 

Cenários para o turismo no Brasil 

O que é possível prever sobre o futuro do turismo no Brasil, para os próximos meses? Em primeiro lugar, precisamos considerar alguns fatores que são de fundamental importância, para tentar responder a essa pergunta. Uma segunda onda de COVID-19 voltou a provocar o fechamento de alguns negócios e a restrição de viagens em muitos países do mundo, com os casos aumentando.

Aqui no Brasil, nem saímos de uma primeira onda e os casos aumentaram vertiginosamente. O que já podemos ver é que não tivemos os famosos fogos no Revéillon na Praia de Copacabana e os festejos de carnaval, sendo adiados para a metade do ano. No entanto, uma possível chegada de uma vacina o quanto antes, poderá mudar completamente todo esse cenário, liberando uma população imunizada. 

Uma coisa é certa, as coisas vão mudar e no setor de turismo não será diferente. Haverá uma evolução da demanda, com uma nova forma de viajar, afetando o comportamento dos viajantes e toda a sua maneira de pensar em viajar, trazendo resultados para os viajantes que são os mais exigentes e que já está planejando as suas viagens.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Promoção de passagens aéreas com milhas

Passagens aéreas em promoção relâmpago da Latam